Pequenas indústrias impulsionam a revitalização rural no Distrito de Mudan

Artesanato, oficinas e cadeias produtivas locais geram empregos, elevam a renda e fortalecem a economia comunitária, do couro artesanal às flores

(Foto: Reprodução / Heze)

Nos últimos anos, a Vila de Huiji, no Distrito de Mudan, apoiou-se na técnica artesanal de artefatos de pele reconhecida como patrimônio cultural imaterial para selecionar herdeiros e formar uma equipe de mentores, responsável por preservar e inovar os processos de produção. Hoje, a vila desenvolve profissionalmente mais de cem tipos de brinquedos de pele — como tigres, leões e flamingos —, com produtos bem aceitos nos mercados nacional e internacional. Atualmente, Huiji conta com 13 empresas de processamento de pele de porte considerável e mais de 200 pontos de produção vinculados à cadeia industrial, com valor anual de produção superior a 100 milhões de yuans. A atividade gera emprego para mais de 400 moradores locais e aumenta a renda anual per capita em cerca de 50 mil yuans.

O Distrito de Mudan também tem se empenhado em desenvolver e consolidar um conjunto de pequenas empresas, pequenas oficinas e pequenas indústrias. Por meio do reforço na capacitação e na oferta de serviços de emprego, o distrito busca permitir que a população concilie o trabalho no campo, os cuidados com a família e a geração de renda, promovendo a permanência da mão de obra na própria região e uma melhora significativa nas habilidades profissionais. Na avaliação das autoridades locais, essas pequenas indústrias fortalecem a dinâmica interna da economia e contribuem para a revitalização rural voltada à prosperidade.

“Minha casa fica nesta comunidade e levo apenas cinco minutos a pé para chegar ao trabalho”, contou He Xiao, na fábrica de cadeiras de vime de Miao Cuiying, na Comunidade de Zaochenzhuang, na Rua Helou. “Consigo ganhar mais de 3.000 yuans por mês, sem atrapalhar os cuidados com idosos e crianças.” Depois de voltar à cidade natal para empreender, Miao Cuiying, em parceria com fabricantes de outras regiões, montou no quintal de casa um ponto demonstrativo de processamento por encomenda. Muitos moradores aprenderam o ofício e passaram a levar materiais para produzir em casa, gerando oportunidades de trabalho para mais de 300 pessoas. “Atualmente, a equipe do Escritório de Desenvolvimento Econômico da Rua Helou está me ajudando a solicitar um empréstimo industrial para ampliar a oficina, introduzir novos estilos de tecelagem e ajudar mais moradores a aumentar a renda”, afirmou.

Em outra frente, a Vila de Xiaoliu vem promovendo a transição da indústria de flores da “expansão de escala” para a “melhoria da qualidade”. Aproveitando os recursos locais, o distrito tem atraído projetos de flores de maior valor agregado. O cultivo de peônias e lírios, assim como iniciativas de processamento profundo, avança de forma constante, formando um padrão industrial com variedades complementares e integração entre as etapas de produção e comercialização. “Por meio do modelo ‘empresa + agricultor’, envolvemos mais de 50 famílias vizinhas no desenvolvimento da indústria de lírios”, explicou Li Zhen, responsável pela base de cultivo. Durante a temporada agrícola, a base emprega mais de 200 trabalhadores por dia, com salários diários que somam cerca de 15.000 yuans.

Segundo informações locais, o Distrito de Mudan continuará ampliando o treinamento e os serviços voltados ao setor produtivo, atraindo talentos de volta para empreender, elevando o nível de processamento industrial e expandindo os canais de venda, tanto online quanto offline. A meta é garantir que as pequenas indústrias sigam liberando novo impulso para a revitalização rural.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui