Telescópio FAST da China detecta mais de 200 pulsares

A pesquisa foi dirigida pelos Observatórios Astronômicos Nacionais (OAN) da Academia Chinesa de Ciências. Os resultados foram publicados nesta quinta-feira na revista Research in Astronomy and Astrophysics.

Os pulsares, ou estrelas de nêutrons de giro rápido, originam-se a partir dos núcleos implodidos de estrelas maciças moribundas mediante explosões de supernovas.

Eles têm os campos magnéticos mais potentes, a maior densidade e a rotação mais rápida de que qualquer corpo celeste do universo, por isso são um laboratório ideal para estudar as leis da física em entornos extremos, explicou Han Jinlin, do OAN, líder da pesquisa.

Desde o primeiro descobrimento em 1968, foram descobertos cerca de 3.000 pulsares.

A equipe de pesquisa iniciou no começo de 2020 um projeto de estudo denominado Foto Instantânea do Pulsar do Plano Galáctico (GPPS, em inglês). Todo o céu visível ao redor da Via Láctea pode ser observado durante cinco minutos pelo FAST.

Até março deste ano, se procurou em cerca de 5% da área do céu prevista e se achou 201 pulsares.

Trata-se de um resultado impressionante na fase inicial do projeto, assinalou Richard N. Manchester, de Astronomia e Ciência Espacial do CSIRO (Austrália).

Cerca de 40 pulsares encontrados no estudo GPPS têm um período inferior a 30 milissegundos, que são pulsares de milissegundos recém-descobertos.

“O FAST é promissor para o estudo dos objetos compactos do universo e nos ajuda a aprender mais sobre a física e a astrofísica fundamentais”, afirma Jim Cordes, da Universidade de Cornell, revisor do estudo.

Compartilhar Artigo

BRL - Moeda brasileira
USD
4,9826
CNY
0,7432
spot_img

Popular

Artigos Relacionados
RELACIONADOS

China responde por superávit de US$ 26 bilhões na balança comercial brasileira

A balança comercial brasileira acumulou superávit de US$ 62,396...

Brasil mira processamento de minerais críticos e observa experiência chinesa após novo marco legal

O avanço da transição energética e a expansão de...

China contesta venda de armas dos EUA a Taiwan após entrega de novos F-16

A China reiterou sua oposição às vendas de armas...

Senado prevê votação sobre fim da escala 6×1 antes do segundo turno

O Senado Federal iniciou nesta terça-feira (6) a discussão...