(Repórter Wang Xiaolan) Usando flores como meio, contamos a história da peônia para o mundo.
Recentemente, a Quinta Escola Secundária de Shanxian convidou Qi Ailing, vice-diretora do Centro de Educação Especial de Shanxian, e Wei Yuexiang, professora do mesmo centro e herdeira da técnica de escultura em porcelana, para ministrar uma palestra online sobre a técnica de escultura em porcelana para a “Aula Aérea de Chinês” da Aliança Escolar Sino-Russa. Mais de 20 estudantes do ensino médio de diferentes cidades russas participaram da aula, aprendendo a escultura em porcelana com o tema peônia e apreciando o encanto da cultura de peônias de Heze.
Qi Ailing e Wei Yuexiang, com o tema “Técnica de Escultura em Porcelana Artesanal”, utilizaram análise de obras, explicações detalhadas com imagens e texto, e demonstrações ao vivo para abordar a história e o contexto cultural da escultura em porcelana, as características nacionais dessa arte, as ferramentas e técnicas de corte, além da herança cultural por trás da escultura. Elas explicaram aos estudantes russos: “A arte da escultura em porcelana tem uma longa história e, assim como a pintura, a caligrafia e a gravura chinesas, é uma das excelentes artes visuais do povo chinês, sendo uma arte tradicional manual única da China.”

Enquanto esculpiam, Qi Ailing e Wei Yuexiang ensinaram aos estudantes as técnicas essenciais da escultura em porcelana com tema de peônia, destacando: “A escultura de peônias exige uma combinação perfeita de forma e espírito, refletindo a beleza da natureza; ao começar a esculpir, deve-se fazer de uma só vez, sem cortar repetidamente; ao terminar, é necessário observar o todo e fazer ajustes para garantir uma boa sensação ao toque e um efeito visual agradável.” Os estudantes russos seguiram atentamente as instruções. “Os conhecimentos compartilhados pelos professores são muito interessantes e atraentes. Se eu tiver a oportunidade, gostaria de experimentar pessoalmente a escultura em porcelana,” disse um estudante russo.


Heze é conhecida como a capital das peônias da China. Já na Dinastia Ming, Heze cultivava peônias em grande escala, ganhando a reputação de “Peônias de Caozhou são as melhores do mundo”. Isso explica por que as peônias são um tema recorrente nas obras de escultura em porcelana de Heze, tornando-se um dos souvenires mais populares entre os amigos estrangeiros que visitam a cidade. Wei Yuexiang comentou: “Espero que esta palestra ajude os estudantes russos a reconhecer o charme único e o valor cultural da arte de escultura em porcelana da China, incentivando-os a compreender e aprender sobre a excelente cultura tradicional chinesa.”