Tecnologia chinesa pode quebrar barreiras e revolucionar mercado de defesa e aeroespacial

O jornal South China Morning Post informou que a China desenvolveu uma tecnologia para a produção em massa de uma fibra de carbono ultrarresistente.

(Foto: iStock.com / Sky_Blue)

O material pode ajudar a quebrar o monopólio internacional de materiais para as indústrias de defesa e aeroespacial, destaca o jornal.

A empresa Changsheng Technology Co., Ltd. e a Universidade de Shenzhen trabalharam em conjunto para fabricar uma fibra de carbono de alto desempenho em uma linha de produção que pode produzir 1.874 toneladas anualmente.

A fibra de carbono é um material estratégico essencial com propriedades mecânicas excelentes e estabilidade química.

Além disso, o material é indispensável para a indústria aeroespacial, de defesa, transporte, energias renováveis e engenharia marinha.

Vale ressaltar que o acesso ao material pela China foi restringido pelos EUA e Japão, contudo, isso não impediu o país de vencer os obstáculos e fazer avançar a sua indústria de fibra de carbono.

Além disso, o país encontrou uma maneira de produzir em massa a fibra de carbono T1000, um dos tipos mais resistentes do material, o que contribuirá consideravelmente para a cadeia industrial do país, que já conta com quatro empresas de fibra de carbono no top 10 mundial, em termos de capacidade.