Setor de jogos da China mira expansão no exterior

Por três anos consecutivos, os jogos desenvolvidos pela China arrecadaram mais de 100 bilhões de yuans (US$ 14,7 bilhões) em receitas de vendas anuais geradas nos mercados do exterior, de acordo com o Relatório 2022 da Indústria de Jogos da China divulgado recentemente.

O relatório, divulgado pela Conferência Anual da Indústria de Jogos da China na metrópole de Guangzhou, sul da China, demonstra que os desenvolvedores chineses de jogos têm expandido ativamente seus negócios no exterior.

Devido à tendência de queda do mercado global de jogos sob a influência da COVID-19 e à concorrência acirrada, as vendas de jogos chineses no mercado internacional caíram 3,7% no ano passado ante o ano anterior, ficando em US$ 17,35 bilhões. Mas a queda foi menor do que no mercado doméstico.

Os principais mercados para os jogos chineses de celular são os Estados Unidos, Japão e República da Coreia, enquanto as vendas em outros países e regiões estão aumentando ano a ano, indicando a contínua expansão das empresas chinesas em mercados emergentes, de acordo com Zhang Yijun, vice-presidente da Associação Chinesa de Publicação de Áudio-Vídeo e Digital.

“A expansão dos negócios nos mercados do exterior está se tornando uma tendência estratégica para mais empresas, e a globalização do setor chinês de jogos está se tornando cada vez mais perceptível”, observou Zhang.

A gigante chinesa da internet Tencent tem intensificado constantemente seus esforços para expandir sua presença no mercado global de jogos, impulsionando sua pesquisa e desenvolvimento tecnológico, promovendo a inovação de conteúdo e construindo a propriedade intelectual internacional.

Muitos dos jogos da Tencent ganharam popularidade no mundo todo, como Arena of Valor, PUBG MOBILE e Alchemy Stars. PUBG MOBILE foi lançado em mais de 200 países e regiões do mundo, com downloads globais cumulativos fora da parte continental da China ultrapassando um bilhão.

Especialistas do setor acreditam que o segmento chinês de jogos está expandindo seu alcance mundial através de uma localização profunda e operações refinadas. As empresas chinesas conseguiram melhorar sua eficiência de marketing através da cooperação com distribuidores estrangeiros e desenvolvimento de modelos integrados de pesquisa e negócios criando ou adquirindo de estúdios no exterior.

Para fortalecer a capacidade de operação e publicação no âmbito mundial, a Tencent lançou sua marca comercial de jogos no exterior “Level Infinite” no final de 2021. Ela oferece capacitação técnica, visão de mercado, publicação global e outros suportes para parceiros globais.

Atualmente tem presença comercial em regiões como Europa, Estados Unidos, Oriente Médio e Sudeste Asiático, visando expandir seu alcance de mercado para a América do Sul, América Latina e além.

Regiões como o Oriente Médio, África e América Latina se tornaram novas áreas de crescimento no mercado de jogos no exterior devido às populações relativamente grandes e melhoria rápida da infraestrutura de rede, apontou o relatório.