back to top
22.7 C
São Paulo
terça-feira - 19 agosto 2025 - 21:08

Crise energética: países de Europa podem não resistir ao inverno sem gás russo

Sputnik – De acordo com análises da Wood Mackenzie, uma empresa global de pesquisa e consultoria, a única maneira de a Europa Ocidental resistir a um inverno frio será por meio de um adicional de gás russo.

A Europa Ocidental se encontra em uma posição precária. Durante o verão, a região experimentou um calor recorde e não foi capaz de gerar tanta energia de usinas eólicas. Para abastecer a região, os fornecedores de energia tiveram que mergulhar em seus estoques de gás.

Nos meses de verão, a Europa geralmente acumula um excedente de gás para ser retirado no inverno. Entrando agora em outubro, a região está acima de 90% de sua capacidade de armazenamento, mas deve estar em 78% até o final de outubro, uma baixa recorde.

A Gazprom, uma empresa de gás estatal russa, fornece mais de 40% do gás natural da União Europeia. A empresa não se comprometeu com o aumento da oferta e pode ser a chave para manter a Europa aquecida durante os meses de inverno.

O relatório da Wood Mackenzie indica que, se a Europa enfrentar um inverno relativamente normal, eles não atingirão zero em suas reservas de gás, mas isso provavelmente fará com que os preços disparem. No entanto, o pior cenário poderia levar a Europa Ocidental ao frio.

Nessa situação, um inverno frio na Europa Ocidental, Rússia e Ásia pode levar à escassez de gás. Com a Gazprom favorecendo o mercado russo nesse caso, isso deixará o resto da Europa e da Ásia lutando pelas sobras. Os meteorologistas acreditam que este pode ser mais um ano fraco do La Niña, que tem sido associado a invernos mais frios na Europa.

Líderes europeus têm negociado com a Rússia e a Gazprom para aumentar o fornecimento de gás para evitar uma situação em que um desastre energético esteja a apenas um metro cúbico de distância. Se o Nord Stream 2, um gasoduto que atravessa o mar Báltico que vai da Rússia à Alemanha, estiver operacional neste inverno, poderá ajudar a Europa a superar o pior cenário possível. Para a Europa Ocidental, o inverno de 2021-22 pode reduzir-se à quantidade de gás que flui do leste.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar Artigo

BRL - Moeda brasileira
USD
5,4153
CNY
0,7541
spot_img

Popular

Artigos Relacionados
RELACIONADOS

China mira etanol brasileiro para turbinar produção de combustível sustentável de aviação

O etanol brasileiro, produzido a partir da cana-de-açúcar, está...

Escola Noturna para Jovens: um posto de abastecimento de juventude na cidade

Nos últimos dias, em uma sala de aula de...

Ciência que empodera, cultura que inspira

Na manhã de 10 de agosto, foi realizado com...

GWM inaugura primeira fábrica nas Américas e aposta no Brasil como hub regional

A Great Wall Motors (GWM) inaugurou na última sexta-feira...