back to top
15.4 C
São Paulo
domingo - 19 outubro 2025 - 13:07

Presidente da China pede que Afeganistão erradique terrorismo e promete mais ajuda

A China compartilha uma fronteira terrestre com o Afeganistão, onde o Talibã nomeou um novo governo neste mês. O grupo militante islâmico retomou o controle em agosto, quando forças estrangeiras lideradas pelos Estados Unidos encerraram sua presença de 20 anos no país.

O Afeganistão deveria ser direcionado a ser mais aberto e inclusivo e buscar políticas domésticas e externas mais moderadas, disse Xi em uma reunião de líderes da Organização de Cooperação de Xangai e outro agrupamento regional, noticiou a Xinhua.

“Certos países” deveriam assumir suas devidas responsabilidades para o desenvolvimento futuro do Afeganistão como “instigadores” da situação, disse Xi, uma referência aparente aos EUA e seus aliados.

Especialistas dizem que a economia afegã está em crise e que um desastre humanitário é iminente. Nações ocidentais relutam em oferecer fundos ao Talibã sem garantias de que este preservará os direitos humanos, especialmente das mulheres.

A China, que promete doses de vacinas contra Covid-19 ao Afeganistão, diz que os EUA e seus aliados têm o dever de prover ajuda econômica e humanitária ao país vitimado pela guerra. Sabe-se que ela também se preocupa com militantes de Xinjiang, uma região do oeste chinês, alguns dos quais estão no Afeganistão e são aliados antigos do Talibã.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar Artigo

BRL - Moeda brasileira
USD
5,3128
CNY
0,7462
spot_img

Popular

Artigos Relacionados
RELACIONADOS

Quarta Mesa-Redonda Aérea China–Coreia analisa a força da cultura chinesa no jogo Black Myth: Wukong

Nos últimos dias, foi realizada em Shanxian, cidade de...

Leitura em comunidade fortalece laços culturais em Binhé, Distrito de Dingtao

Para enriquecer a vida cultural dos moradores e fortalecer...

Secretário transforma praça simbólica em sonho realizado para idosos da aldeia em Xiaoliu

Na vila de Du Hutong, cidade de Xiaoliu, uma...

“Banquete da Harmonia e Afeto”: tradição e carinho em homenagem aos idosos em Huangdian

Na manhã de 12 de outubro, o distrito de...