A TCL Semp está no Brasil há quase uma década. Quais as principais facilidades e desafios enfrentados para implementação de sua estratégia de marketing e posicionamento no mercado nacional?
Há quase 10 anos no Brasil, a TCL tem orgulho de oferecer produtos e serviços que aprimoram o dia a dia dos brasileiros, sempre respeitando a diversidade cultural do país. Nossa parceria com a Semp, empresa brasileira com vasta experiência no mercado local, foi fundamental para nossa consolidação aqui.
Por meio de aprendizado e dedicação contínuos, estamos apresentando com sucesso nosso portfólio de produtos e tecnologias avançadas, como as TVs QD-Mini LED da TCL, que proporcionam uma experiência de imagem verdadeiramente imersiva, e o ar-condicionado FreshIN – o único capaz de renovar o ar interno para manter a qualidade ideal do ambiente. Seguimos comprometidos com o crescimento sustentável, ao mesmo tempo em que entregamos excelência e valor real aos consumidores brasileiros.
Quais diferenças entre China e Brasil na forma como as marcas integram publicidade, assessoria de imprensa e relações públicas? E qual a importância desse ecossistema para o sucesso das estratégias de comunicação e marketing?
Há algumas diferenças entre a China e o Brasil, mas também semelhanças interessantes. A comunicação chinesa é fortemente digital e muito focada em tecnologia e influenciadores, algo que também acontece no Brasil, mas aqui construir conexão emocional é essencial.
Para nós, combinar a inovação digital da China com a abordagem humanizada do Brasil garante uma comunicação eficaz e um crescimento sustentável neste mercado único. No Brasil, a TCL segue uma estratégia robusta de marketing esportivo, além de construir reputação por meio de exibições criativas e parcerias relevantes, como CasaCor, SP-Arte, Conmebol Libertadores e Copa América. Recentemente, anunciamos ainda nossa parceria com o COI, tornando-nos Parceiros Oficiais Olímpicos e Paralímpicos – uma grande honra para a marca, que abre inúmeras oportunidades de conexões globais.
Como um executivo de formação chinesa, quais diferenças e similaridades você observa entre as práticas de marketing no Brasil e na China, especialmente em termos de comportamento do consumidor, canais e tom de comunicação?
Sem dúvida existem diferenças e semelhanças. Os consumidores chineses são altamente digitais e antenados em tendências, interagindo com plataformas rápidas e tecnológicas como WeChat, Tencent e Douyin. Já os consumidores brasileiros valorizam fortemente a conexão emocional, mas também são grandes usuários de redes sociais e canais digitais.
Neste ano, a TCL alcançou o Top 1 em QD-Mini LED, o Top 1 em Google TV e o Top 1 em telas ultragrandes no mundo. Isso representa um marco importante para nossa estratégia de marca, que combina a expertise digital da China com uma comunicação voltada para o público brasileiro, pensada para criar experiências significativas e localmente relevantes, capazes de impulsionar o crescimento.
Você percebe alguma diferença significativa nos traços culturais ou comportamentais do consumidor brasileiro em relação a outros mercados da América Latina que impacte diretamente as estratégias de comunicação da TCL Semp?
Cada região tem características únicas, exigindo estratégias personalizadas. No Brasil — o país latino-americano com o maior número de usuários de mídias sociais — definimos diretrizes específicas para produção de conteúdo digital, com foco em fortalecer nossa presença nos lares brasileiros.
Mantemo-nos constantemente atentos às tendências locais, aos influenciadores regionais e aos canais que geram maior engajamento, ajustando mensagens, formatos e ativações conforme o perfil de cada público.
A TCL Semp já disputa hoje a liderança do mercado nacional com um posicionamento de produtos de alta tecnologia, mas também acessíveis economicamente. Existe alguma diferenciação estratégica por região, considerando as particularidades culturais e socioeconômicas do país?
A TCL Semp consolidou o segundo lugar no mercado brasileiro de TV, um marco importante e significativo para nós. Atendemos a uma ampla gama de necessidades por meio de um portfólio diversificado de produtos, tornando a tecnologia acessível tanto com a marca TCL quanto com a Semp.
Entender as preferências e os comportamentos únicos dos consumidores brasileiros é prioridade. Por isso, realizamos pesquisas regulares sobre comportamento do consumidor, o que nos fornece insights valiosos para adaptar nossa comunicação, nossas campanhas e o mix de produtos de forma eficaz em cada região.
Uma das formas de aproximar os consumidores da marca no Brasil foi por meio do patrocínio esportivo, como das seleções masculina, feminina e sub-20 da CBF. Qual é o apelo que vocês usam na China para conversar com os consumidores de lá?
O marketing esportivo é uma estratégia global para a TCL. Temos iniciativas em todo o mundo, abrangendo uma ampla gama de esportes, do futebol aos e-Sports. Agora, como Parceira Olímpica e Paralímpica Mundial, nossas iniciativas de comunicação estarão ainda mais conectadas e integradas globalmente.
A estratégia da TCL também se baseia em quatro pilares principais: TCL Art, TCL for Her, TCL Green e TCL Young. Por meio deles, criamos oportunidades de parceria com iniciativas que compartilham os valores da marca. Paralelamente à implementação contínua dessa estratégia, nos engajamos com consumidores locais por meio de eventos inovadores e relevantes, como a Brasil Game Show (BGS).
Ao combinar o pilar TCL Young com uma estratégia focada em mídias sociais e digitais, desenvolvemos um estande de destaque, com uma forte equipe de influenciadores interagindo com o público e gerando alto engajamento — resultado de quase 2 milhões de impressões e mais de 1,4 milhão de alcance.
Recentemente vocês patrocinaram a 11ª edição do Cine Vista, um evento de cinema a céu aberto no shopping JK Iguatemi, reconhecido por seu público de alto poder aquisitivo. Quais iniciativas vêm sendo desenvolvidas para ampliar o diálogo com consumidores de outros perfis socioeconômicos?
Nossa principal iniciativa é fortalecer a presença da TCL, ajudando os consumidores a entenderem melhor quem somos e o que entregamos. Este ano, pela primeira vez, firmamos parceria com a SP-Arte, uma exposição em São Paulo que reúne galerias do Brasil e do exterior.
A parceria faz parte da iniciativa TCL Art, que também inclui colaborações com o Centro Pompidou, em Paris; a National Gallery, em Londres; e o Museu de História de Shaanxi, na China, reforçando nossa conexão com entusiastas de arte e cultura em diferentes faixas de renda.
A TCL também é Parceira Oficial de TV da CasaCor pela primeira vez e apresenta no evento seus novos televisores com tela ultragrande, alguns inéditos no Brasil e outros recém-chegados ao mercado, com tecnologia QD-Mini LED e recursos que transformam casas em verdadeiras galerias de arte particulares.
Com um longo histórico de investimentos em esportes e grandes patrocínios, a TCL é oficialmente Parceira Olímpica e Paralímpica Mundial na categoria Equipamentos Audiovisuais Domésticos e Eletrodomésticos, além de patrocinadora da Conmebol Libertadores. Mantemos ainda presença constante na BGS, fortalecendo a conexão com o público gamer na maior feira de games da América Latina.
A paisagem urbana de cidades como Xangai é marcada por experiências imersivas de mídia digital. Na sua avaliação, há espaço ou potencial em cidades brasileiras para iniciativas semelhantes, especialmente em projetos de mídia exterior?
Com certeza. Várias cidades brasileiras têm forte potencial para projetos de mídia externa impactantes. Na TCL, acreditamos na inovação e no desenvolvimento de campanhas criativas e personalizadas, que promovam uma conexão única com nossos potenciais consumidores.
Guiados pelo nosso slogan “Inspire greatness” e impulsionados por produtos como nossas TVs QD-Mini LED, buscamos proporcionar experiências inspiradoras e imersivas que realmente se identifiquem com o nosso público. Um exemplo é o próprio Cine Vista, no JK Iguatemi, em São Paulo, que mostrou como os consumidores brasileiros são altamente receptivos a experiências tecnológicas imersivas. Certamente iremos explorar cenários ainda mais inovadores no futuro.
Qual a percepção de vocês sobre o crescimento do streaming no Brasil e as oportunidades de parceria com uma empresa como a TCL Semp?
Mantemos ótimas parcerias estratégicas com plataformas de streaming em todo o mundo e, no Brasil, isso está totalmente alinhado à nossa estratégia global. Em todo o portfólio de TVs, tanto TCL quanto Semp, oferecemos canais e plataformas de streaming que aprimoram a experiência de visualização dos consumidores.
Além disso, temos o TCL Channel, um app integrado aos produtos TCL que oferece uma ampla variedade de conteúdo gratuito para mais de 24 milhões de usuários em todo o mundo. Recentemente, anunciamos a adição de CBN, UOL e Fifa+ à nossa programação no Brasil, ampliando ainda mais as opções de conteúdo relevante para o público local.
A China é reconhecida como um laboratório gigante de tecnologia e inovação. De que forma essa expertise tem sido compartilhada com os profissionais brasileiros da TCL Semp e incorporada às estratégias locais?
A joint venture TCL Semp é a prova de que podemos unir o melhor de duas culturas diferentes — e realmente valorizamos e celebramos isso. Desde o início, trocamos conhecimento e melhores práticas de forma consistente, sempre respeitando as diferenças culturais e aprendendo continuamente com ambas as partes.
Essa integração permite adaptar tecnologias e soluções desenvolvidas na China às necessidades específicas do consumidor brasileiro, garantindo relevância local sem perder a força da inovação global.
Quais competências e habilidades são fundamentais para um profissional de marketing ou áreas correlatas que deseje atuar em uma empresa global com DNA asiático?
A vontade de aprender, trabalhar em equipe, conectar-se com pessoas de diferentes culturas, manter-se atualizado com as últimas tendências tecnológicas e estar aberto a desenvolver novas habilidades interpessoais são qualidades fundamentais para nós.
Também valorizamos cada vez mais profissionais com expertise em inovação — não apenas impulsionada pela internet das coisas ou pela inteligência artificial, mas também pela capacidade de descobrir novas maneiras de atingir objetivos e fazer a diferença.
Temos grandes planos para a América Latina, especialmente para o Brasil, e mal podemos esperar para ir além e continuar inspirando excelência por meio de nossos produtos, serviços e tecnologias.













