Início Canal Zona Nova de Luxi em Heze: Equipe de Dança Yangge Dança para...

Zona Nova de Luxi em Heze: Equipe de Dança Yangge Dança para uma Nova Vida Harmoniosa no Campo

Dança tradicional fortalece vínculos comunitários, promove bem-estar e revitaliza a vida cultural no meio rural da Zona Nova de Luxi

0
(Foto: Reprodução / Heze)

Recentemente, na praça da prática da civilização da nova era da comunidade Duzhuang, no subdistrito Wanfu da Zona Nova de Luxi em Heze, ao som dos tambores e gongos, mais de 20 leques coloridos começaram a dançar em uníssono. Na fila, Liu Junman, de 56 anos, movia-se com agilidade e um sorriso radiante. “Antes, eu passava o dia todo focada em plantar e vender melancias, e falava pouco”, disse ela rindo. “Desde que comecei a dançar yangge com a irmã Qiuyun, não só perdi dezenas de quilos, mas também ganhei coragem para conversar e sorrir com qualquer pessoa.”

A “irmã Qiuyun” mencionada por Liu Junman é Zhang Qiuyun, é presidente da Federação de Mulheres da comunidade Duzhuang. Ela reuniu um grupo de velhas amigas da comunidade e dançou para formar uma equipe de yangge famosa na região, dançando para revitalizar a energia e o espírito de toda a comunidade.

“Antes, a comunidade não tinha muitas atividades de entretenimento; à noite, as pessoas basicamente assistiam TV ou batiam papo”, recordou Zhang Qiuyun, que trabalha na comunidade Duzhuang há mais de 20 anos. Por volta de 2006, o yangge começou a ganhar popularidade nas redondezas, e ela não conseguiu ficar parada: “Vamos montar uma equipe de yangge também.” Ela agiu imediatamente: a comunidade apoiou a compra de tambores grandes, gongos e pratos, e ela se encarregou de contratar um professor e convidar mulheres interessadas a aprender.

O começo foi difícil. Inicialmente, muitos vinham apenas para assistir, mas poucos realmente se arriscavam a dançar. “No início, ninguém sabia; nós nos levantávamos antes do amanhecer para praticar”, disse Zhang Qiuyun, imitando a desajeitação da época e rindo. Com perseverança, as integrantes foram da inexperiência à habilidade, e a equipe cresceu de três ou cinco pessoas para mais de 20. Assim, a equipe de yangge da comunidade Duzhuang foi, pouco a pouco, ganhando forma.

A maioria das integrantes tem entre 40 e mais de 60 anos e são mulheres da comunidade, incluindo moradoras como Liu Junman, bem como funcionárias de hospitais e fábricas próximas. Durante o dia, cada uma tem suas ocupações; em feriados e à noite, a praça da comunidade, as ruas e becos tornam-se seu palco.

Posteriormente, o Comitê do Partido da comunidade Duzhuang forneceu gradualmente trajes e adereços para a equipe. Zhang Qiuyun e as outras já não se contentavam apenas em se divertir entre si e começaram a se apresentar em palcos maiores. Desde competições no subdistrito até apresentações a nível distrital e municipal, a fama da equipe de yangge de Duzhuang cresceu cada vez mais.

Falando sobre competições, as integrantes mostram vídeos em seus celulares: em 2018, participaram da competição de dança de praça de Heze na Praça das Peônias, onde, com movimentos sincronizados, leques coloridos girando e batidas vigorosas de tambor, conquistaram a medalha de prata. “Naquele ano, quase ganhamos o ouro!”, disseram as integrantes. Embora com um pouco de arrependimento, a confiança e a alegria de terem ido dos campos, das cozinhas e das fábricas para o palco da cidade ainda transparecem em suas expressões.

Hoje, essa equipe de yangge tornou-se um brilhante cartão cultural da comunidade Duzhuang, no subdistrito Wanfu da Zona Nova de Luxi em Heze, e as mudanças que trouxe vão além de troféus e aplausos.

Muitas mulheres, ocupadas durante o dia com trabalho agrícola, emprego e tarefas domésticas, trocam de roupa à noite por trajes vibrantes e encontram seu momento de brilho ao som dos tambores e gongos. “As que estavam acima do peso emagreceram dançando, as mais fracas ficaram mais robustas, as tímidas se tornaram mais extrovertidas”, enumerou Zhang Qiuyun as mudanças nas irmãs. “Um interesse comum uniu a todos, as relações entre vizinhos ficaram mais harmoniosas e a comunidade mais integrada.”

A equipe de yangge também se tornou um veículo para transformar costumes e difundir novos valores. Do entretenimento próprio ao serviço aos vizinhos e à exibição do espírito comunitário, o papel das integrantes sublimou-se silenciosamente. “Nosso repertório de ensaios inclui não apenas o yangge tradicional, mas também danças de praça como a ‘Canção das Quatro Virtudes’, que promove o respeito aos idosos, o amor familiar e a harmonia entre vizinhos”, disse Zhang Qiuyun. Durante festivais, elas se apresentam em lugares como asilos; quando a comunidade Duzhuang organiza eventos, elas são a força principal; até a abertura de lojas nas proximidades frequentemente as convida para animar a ocasião.

“Vamos continuar dançando este yangge com todo o vigor”, disse Zhang Qiuyun com um sorriso.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile