Início Brasil ONU: Comitê conclui que Moro foi parcial ao condenar Lula na Lava...

ONU: Comitê conclui que Moro foi parcial ao condenar Lula na Lava Jato

O Comitê de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) considerou injusta a condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por corrupção passiva e lavagem de dinheiro na Operação Lava Jato, em 2017. O Comitê concluiu que o julgamento do então juiz federal Sergio Moro foi parcial.

0

O comitê também considerou que os direitos políticos de Lula foram ilegalmente violados quando ele foi impedido de se candidatar à presidência em 2018 por força da Lei da Ficha Limpa. As informações são do colunista Jamil Chade, do Uol.

Em 2018, a ONU pediu ao Brasil que Lula não fosse excluído das eleições. O petista liderava as pesquisas de intenção de voto até ser impedido de disputar o pleito.

A decisão apoia o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) de julho de 2021, quando Moro foi considerado parcial no julgamento do triplex do Guarujá.

A defesa de Lula disse ao colunista do Uol que não poderia comentar o resultado devido um embargo imposto pela ONU.

O ex-juiz Moro disse que não comentaria a decisão do comitê da ONU por não ter tido acesso a ela, mas reitera que sua condenação foi confirmada pelas instâncias superiores.

O ex-Presidente Lula foi condenado por corrupção em três instâncias do Judiciário e pelas mãos de nove magistrados. Sua prisão foi autorizada pelo STF em março de 2018. Foi uma ação institucional decorrente da corrupção descoberta na Petrobras. A empresa pertencente aos brasileiros já recuperou, aliás, 6 bilhões de reais por conta do trabalho da Lava Jato. Sobre o relatório de comitê interno da ONU, pronunciarei-me apenas quando tiver acesso ao conteúdo”, escreveu Moro, em nota, ao portal Metrópoles.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile