Início Brasil Lula chega ao Egito para discutir guerra, crise climática e acordos de...

Lula chega ao Egito para discutir guerra, crise climática e acordos de cooperação

Primeira viagem internacional de 2024 inclui também visita a Etiópia e participação em Cúpula de países africanos

0
(Foto: Ricardo Stuckert / PR)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou ao Egito na manhã desta quarta-feira (14), onde cumpre a primeira agenda internacional de 2024. Ele tem uma reunião marcada com o o presidente egípcio, Abdel Fattah Al-Sisi para esta quinta-feira (15). 

Segundo informações do Ministério das Relações Exteriores, a visita deve tratar de temas multilaterais, como mudanças climáticas, reforma das organizações internacionais e a guerra Israel-Palestina.

Pautas da agenda bilateral dos dois países também estão incluídas. Os dois mandatários vão conversar sobre comércio, investimentos, cooperação técnica, cooperação em educação e cooperação em defesa. Há a expectativa de assinatura de acordos bilaterais.

Em 2024, Brasil e Egito celebram 100 anos de relações diplomáticas. O país é o segundo maior parceiro comercial do Brasil na África. No ano passado, o comércio bilateral entre as duas nações totalizou US$ 2,8 bilhões.

Essas trocas comerciais devem passar por incremento, com a abertura do mercado egípcio para diversos produtos brasileiros, como peixes e derivados, carne de aves, algodão, bananas e gelatina e colágeno. Está em discussão, inclusive, uma rota aérea entre os dois países, de São Paulo ao Cairo.

Também em 2023 o país africano teve atuação fundamental no processo de repatriação de famílias brasileiras presas na Faixa de Gaza. O processo permitiu o retorno de 115 pessoas ao território nacional.

Após a visita ao Egito, Lula irá para a Etiópia, onde também participará de reuniões bilaterais. Ele estará presente como convidado na 37ª Cúpula de Chefes de Estado e Governo da União Africana, organização que tem representantes de 55 nações da África.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile