As principais empresas de robótica humanoide da China foram protagonistas na abertura do Festival da Primavera deste ano, um espetáculo anual promovido pela emissora estatal CCTV. O evento representa uma plataforma de marketing nacional sem precedentes, comparável ao Super Bowl nos EUA, e demonstra o papel central da indústria na política industrial de Pequim.
Quatro empresas de robótica – Unitree (com sede em Hangzhou), Magiclab (Wuxi), Galbot (Pequim) e Noetix – anunciaram parcerias para a edição deste ano do evento, em acordos avaliados em cerca de 100 milhões de yuan (US$ 14 milhões). A iniciativa ocorre após o sucesso viral de uma apresentação de dança folclórica Yangge realizada por robôs da Unitree no evento do ano passado, que popularizou a indústria junto ao público geral.
Os primeiros robôs a aparecer no show da noite de segunda-feira foram os robôs Bumi da Noetix, em um esquete de comédia com uma avó e um neto.
Em seguida, os robôs da Unitree realizaram artes marciais com artistas mirins, incluindo saltos mortais e saltos de trampolins. Posteriormente, os humanoides da Magiclab participaram de uma apresentação musical.
As performances evidenciaram o progresso alcançado pela tecnologia humanoide na China até o momento, com o entretenimento ainda sendo a principal aplicação antes que se concretize seu potencial de longo prazo como trabalhadores industriais eficientes.
Meng Siyuan, uma espectadora da província de Zhejiang, comentou que a coreografia foi “impressionante”, mas expressou maior interesse em ver artistas humanos, como a superstar Faye Wong.
“Estou curiosa para ver como os elementos robóticos podem aumentar ano a ano no Festival da Primavera”, afirmou.
Fonte:South China Morning Post
