Início Capa China refuta acusação de vazamento da COVID-19 de laboratório de Wuhan

China refuta acusação de vazamento da COVID-19 de laboratório de Wuhan

A primeira identificação da sequência do gene da COVID-19 por cientistas chineses não significa que Wuhan seja a fonte do vírus, nem pode ser inferido que o vírus foi fabricado por cientistas chineses, afirmou Zhao Lijian, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês nesta quinta-feira.

0

O porta-voz fez os comentários em uma coletiva de imprensa, denunciando a politização da questão do rastreamento de origem da COVID-19.

“Se alguém que publicou genomas virais de alta qualidade pode ser acusado de produzir o vírus, então o professor Luc Montagnier, o primeiro a descobrir o vírus da imunodeficiência humana (HIV), deveria ter sido considerado o culpado pela AIDS em vez de receber o Prêmio Nobel e O Sr. Louis Pasteur, que descobriu os micróbios, deveria ser responsável pelas bactérias causadoras de doenças em todo o mundo”, disse Zhao.

A OMS divulgou em março o relatório de estudo do rastreamento de origem da missão conjunta China-OMS, tirando uma conclusão clara de que o vazamento do laboratório é extremamente improvável, disse Zhao, acrescentando que o relatório, elaborado em conjunto por mais de 30 especialistas globais de alto nível em vários campos, é amplamente representativo e altamente profissional.

Lamentavelmente, alguns nos Estados Unidos optaram por ignorar o relatório e têm promovido a “teoria de vazamento de laboratório” e politizado a questão do rastreamento da origem, disse. “Isso constitui uma afronta ao estudo de rastreamento da origem liderado pela OMS, uma séria ridicularização dos cientistas e do espírito da ciência, além de um grande prejuízo à solidariedade da comunidade internacional na luta contra a epidemia”.

Se os Estados Unidos forem realmente transparentes e responsáveis, devem ser tão abertos quanto a China e imediatamente convidar especialistas estrangeiros ao Fort Detrick e outros lugares nos Estados Unidos para conduzir uma investigação detalhada, complementou.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile