Início Capa Abandonar OTAN ajudaria Paris a não ser arrastada para nova Guerra Fria,...

Abandonar OTAN ajudaria Paris a não ser arrastada para nova Guerra Fria, diz presidenciável francês

O líder do partido de esquerda francês e potencial presidenciável Jean-Luc Mélenchon exortou a França a sair da OTAN, revelando que considera a Rússia um país parceiro e não adversário.

0

Mélenchon, líder do partido França Insubmissa, compartilhou sua visão sobre a nova Guerra Fria e o lugar da França, durante entrevista à rádio France Inter, nesta segunda-feira (3).

O político disse que o país deve contribuir para os esforços de diminuição da tensão internacional, em vez de seguir Washington em uma nova Guerra Fria contra a Rússia e a China.

Ele explicou que a retirada da OTAN permitiria à França não ser arrastada “para as aventuras militares dos norte-americanos”.

“Sou a favor de abandonar a OTAN. Precisamos de uma desescalada [da situação]. Se deixarmos a OTAN, não seremos arrastados para a lógica da Guerra Fria que os americanos mantêm com a Rússia e a China”, afirmou.

Segundo ele, Moscou é parceira da nação francesa e não adversária. Foi o Ocidente que levou o bloco da OTAN ao atual confronto com o lado russo, violando suas promessas sobre a expansão da aliança para leste.

“A Rússia é um país parceiro. Não concordo em fazer dela um inimigo. Trouxemos dez países de leste para a OTAN, o que foi visto como uma ameaça pela Rússia. Em particular, quando implantamos sistemas antimísseis na Polônia”, escreveu ele no Twitter.

O político ainda expressou sua oposição em relação aos planos de adesão da Ucrânia à OTAN. Tal passo comprometeria ainda mais a situação de segurança na Europa e inevitavelmente seria encarado por Moscou como uma nova “ameaça”.

O político anunciou que pretende concorrer à presidência da França nas próximas eleições em abril. Durante a última eleição em 2017, Mélenchon obteve cerca de 20% dos votos no primeiro turno, não tendo conseguido chegar ao segundo turno.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile