22.4 C
São Paulo
terça-feira - 16 abril 2024 - 02:40

Doria diz que China liberou insumos para fabricação da CoronaVac no Brasil devido ao esforço do governo de SP

Postagem nas redes sociais foi feita após o presidente Jair Bolsonaro dizer nesta segunda-feira (25) que foram liberados para exportação 5,4 mil litros de insumos para produção da vacina pelo Instituto Butantan. Governador de SP chegou a anunciar antes do presidente que se reunirá com embaixador chinês Yang Wanming na terça-feira (26).

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou nesta segunda-feira (25) que a liberação de 5,4 mil litros de insumos para produção da da CoronaVac só foi possível devido ao esforço da gestão estadual e do Instituto Butantan.

A postagem foi feita depois de o presidente Jair Bolsonaro publicar em uma rede social que a Embaixada da China no Brasil informou que os insumos estavam liberados.

“Não é verdade o que disse o Presidente Bolsonaro em suas redes, de que a importação de insumos da China foi uma realização do Governo Federal. Todo o processo de negociação com a China para liberação de insumos para a vacina do Butantan foi realizado pelo Instituto e pelo Governo de São Paulo”, escreveu Doria em suas redes sociais.

Em entrevista à TV Globo, Doria se mostrou indignado e classificou a atitude de Bolsonaro como um “oportunismo escancarado”.

Em nota, Doria disse que a negociação com a China “é continua e nunca foi interrompida, mesmo quando o Governo Federal através do presidente da República anunciou publicamente em mais de uma ocasião, que não iria adquirir a vacina por causa de sua origem chinesa”.

Após a publicação de Bolsonaro na rede social, o embaixador Chinês Yang Wanming, escreveu mensagem na mesma rede: “A China está junto com o Brasil na luta contra a pandemia e continuará a ajudar o Brasil neste combate dentro do seu alcance. A União e a solidariedade são os caminhos corretos para vencer a pandemia”.

Por Cesar Tralli, TV Globo — São Paulo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar Artigo

BRL - Moeda brasileira
USD
5,0588
CNY
0,6993
spot_img

Popular

Artigos Relacionados
RELACIONADOS

China sobe o tom sobre tríplice aliança entre EUA, Japão e Filipinas

Pelo segundo dia consecutivo a diplomacia chinesa reage à...

Oficinas de empreendedorismo florescem por todo lado, injetando “águas vivas” na revitalização do campo

Em uma oficina de empreendedorismo digital na cidade de...

Com as lentes, desvendam-se as belezas da “Primavera no Monte Niushou”

No dia 7 de abril, quinze fotógrafos e entusiastas...

China está pronta para fortalecer cooperação com Rússia no BRICS e OCX, declara Xi Jinping

O presidente chinês, Xi Jinping, se reuniu com o ministro das...
Aceitar Notificação OK Não, Obrigado