Talibã comemora primeiro ano do Emirado Islâmico do Afeganistão

Primeiro ano de estabelecimento do novo governo Talibã foi marcado por dificuldades

O dia 15 de agosto marca a queda do governo afegão apoiado pelo EUA e a fundação do Emirado Islâmico. A data foi transformada em feriado no país.

Para o Ministério de Relações Exteriores da China, o “Momento Kabul” marca o fracasso da estratégia de hegemonia dos EUA:

Para o embaixador russo no Afeganistão, Dmitry Zhirnov, o governo do Talibã é “uma realidade que não pode ser ignorada”:

“Os talibãs, independentemente de como sejam percebidos, são uma realidade que não pode ser evitada. Portanto, devemos trabalhar com eles onde convém aos nossos interesses e onde for necessário para resolver os problemas enfrentados pela Rússia”, disse o embaixador russo Zhirnov à Sputnik.

Em seu perfil do Twitter, Abdul Qahar Balkhi, porta voz do Emirado Islâmico do Afesganistão, saudou a data e enfatizou algumas das conquistas desse primeiro ano.

Apesar dos mais de 300 mil empregos gerados desde a chegada do novo governo Talibã, o país ainda tem dificuldades em atrair investimentos externos devido à instabilidade e às sanções da ONU.

*Com informações da Sputnik

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui