Consulado da China em São Paulo realizou evento “Modernização chinesa: oportunidades para as relações China-Brasil na nova era”

A Recepção aos amigos da imprensa brasileira contou com presença de dezenas de veiculos de mídias locais inclusive a Agência Brasil China

No dia 13 de abril, quinta-feira, o Consulado-Geral da República Popular da China em São Paulo sediou o evento “Modernização chinesa: oportunidades para as relações China-Brasil na nova era”, voltado aos amigos da imprensa. Os convidados, representantes dos principais meios de comunicação, tiveram a oportunidade de discutir o tema e refletir sobre as relações entre as duas nações, levando em conta os mecanismos de modernização chineses.

Em seu discurso, a cônsul-geral Chen Peijie deu as boas-vindas aos amigos da imprensa. Ela disse que, nos últimos anos, eles deram muita atenção à China e às relações China-Brasil, cooperando com seus homólogos chineses para aprimorarem o entendimento sobre China e a confiança nela, tornando-se testemunhas e narradores da relação entre ambos os países. Entrando em uma nova era, o 20º Congresso Nacional do Partido Comunista da China no final do ano passado e o Congresso Nacional da China no mês passado tomaram providências para o desenvolvimento futuro da China, propondo construir a modernização no estilo chinês, promover o desenvolvimento de qualidade, aprofundar a reforma e abertura, e mostrar que estão dispostos a compartilhar produtos de alta qualidade com o mundo.

Consul Geral da China Dra.Chen Peijie em seu discurso

A Cônsul-Geral Chen Peijie introduziu o conceito de “modernização ao estilo chinês”: primeiro, a supremacia do povo é a força motriz para a modernização ao estilo chinês; ela é centrada nas pessoas, não no capital, e está comprometida em alcançar a prosperidade para todas as pessoas, evitando a polarização e a divisão de classes. Não é uma “armadilha do bem-estar” de “roubar os ricos e ajudar os pobres”, o objetivo é fazer o bolo crescer para beneficiar a todos. Em segundo lugar, o desenvolvimento sustentável é o que distingue a modernização ao estilo chinês, pois busca a coexistência harmoniosa do homem e da natureza. Em vez de seguir o velho caminho de “primeiro a poluição e depois a solução” observado na industrialização dos países ocidentais, nos esforçamos para proteger o meio ambiente como se fosse nossos próprios olhos, de modo a realizar o desenvolvimento sustentável não somente da nação chinesa, mas de toda a humanidade.

Consul Geral Chen Peijie respondendo pergunta dos jornalistas

Em terceiro lugar, o desenvolvimento pacífico destaca o valor da modernização ao estilo chinês. Ao longo da história milenar da civilização chinesa, podemos entender que ela não tem o gene da hegemonia e da agressão, nunca tendo provocado guerras ou invadido terras de outros países. Por isso, temos a confiança para declarar ao mundo que a China nunca buscará a hegemonia, e está comprometida a manter a paz mundial e promover o desenvolvimento comum. Quarto, independência e mente aberta demonstram a mentalidade mundial da modernização ao estilo chinês, que promove a prosperidade e a felicidade das pessoas ao incentivar que trilhem seu próprio caminho, quebrando o mito de que “modernização = ocidentalização”, e criando uma nova forma de civilização humana que traz inspiração para países de todo o mundo, especialmente os em desenvolvimento. A modernização ao estilo chinês defende a diversidade de caminhos e presta atenção à abrangência das conquistas. A China está comprometida a continuar expandindo sua política de abertura para ajudar a tornar realidade o sonho de uma comunidade com futuro compartilhado para a humanidade.

Marcos Cordeiro Pires, professor de economia política na Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO)

Em seu discurso, Marcos Cordeiro Pires, professor de economia política na Universidade Estadual Paulista (UNESP), falou sobre a militarização em todo o mundo e condenou fortemente as mudanças do Japão em sua constituição pacífica. Ele também criticou o ex-presidente dos EUA, Donald Trump, por transformar o país em uma economia isolada e seus esforços contínuos para esvaziar a Organização Mundial do Comércio (OMC). Ao mesmo tempo, ele também falou sobre ações como a AUKUS e o Diálogo de Segurança Quadrilateral. O professor Marcos acredita que eles estão tentando limitar, dificultar e enfraquecer o desenvolvimento da China, e que essas ações acabarão por dividir ainda mais o mundo.

José Ricardo, presidente da LIDE China (Grupo de Líderes Empresariais)

José Ricardo, presidente da LIDE China (Grupo de Líderes Empresariais), disse que a “modernização chinesa” ou “modernização à moda chinesa” é um novo conceito centrado nas pessoas. Ele enfatizou que o objetivo é melhorar os padrões de vida do povo chinês, expandir a classe média, melhorar o sistema de seguridade social, promover a equidade social e buscar novos caminhos para obter ganhos mútuos. Ao mesmo tempo, a modernização ao estilo chinês também visa promover uma economia mundial mais aberta e com compartilhamento de recursos. Ele acredita que essa modernização estabeleceu um novo paradigma de desenvolvimento pacífico para salvaguardar a justiça internacional, promover o multilateralismo, defender a construção de uma comunidade com futuro compartilhado para a humanidade e expandir a amizade e a cooperação com outros países. Ele enfatizou que não há um padrão único para o caminho da modernização, e cada país deve encontrar um caminho que se adapte à sua própria história e condições nacionais.

Jornalista presentes fazendo perguntas

Na hora de compartilhar ideias, os representantes da imprensa fizeram perguntas e trocaram opiniões sobre as novas mudanças trazidas pelo acordo entre o presidente brasileiro Lula e a China para não usar mais o dólar americano como moeda intermediária, o impacto da China nas relações com os Estados Unidos e a interpretação e oportunidades da modernização ao estilo chinês.

Pequeno desafio de tenis de mesa

Na recepção, as empresas chinesas BYD, Great Wall Motors (GWM) e TCL montaram exposições no local, exibindo novos produtos de grande sucesso, como novos veículos elétricos e TVs inteligentes que estão vendendo bem no Brasil, permitindo que as pessoas sintam a essência de modernização ao estilo chinês e desenvolvimento de alta qualidade, bem como a integração da indústria manufatureira avançada da China com o mercado local brasileiro. Os convidados e os diplomatas do Consulado-Geral também pegaram raquetes de tênis de mesa para aprender uns com os outros e construir juntos a amizade China-Brasil.

Apresentações Culturais da noite

Durante o jantar, as canções chinesas cantadas por cantores brasileiros, a apresentação de violino dos alunos do Instituto Confúcio e o solo musical do Huaxing Arts Group animaram o ambiente. Na recepção, os amigos da imprensa bateram um papo franco com os diplomatas do Consulado-Geral, desejando que a amizade China-Brasil seja ainda mais fortalecida.

Jornalistas presentes no evento