China e Irã concordam em elevar laços militares a um nível mais alto

A China e o Irã concordaram na quarta-feira (27) em aprimorar ainda mais a cooperação integral, inclusive no campo militar.

A China e o Irã concordaram na quarta-feira (27) em aprimorar ainda mais a cooperação integral, inclusive no campo militar.

O acordo foi alcançado durante uma reunião entre o presidente iraniano Ebrahim Raisi e o conselheiro de Estado chinês e ministro da Defesa, general Wei Fenghe, em Teerã.

Raisi afirmou que o Irã se opõe ao unilateralismo, hegemonismo e interferência externa e expressou firme apoio à China em salvaguardar seus interesses centrais.

Ele também demonstrou gratidão à China por seu apoio e assistência ao longo dos anos em um período difícil.

O general Wei lembrou que a China e o Irã são civilizações antigas e destacou que amizade tradicional entre ambos os países se fortaleceu ainda mais com o tempo.

Sua visita, disse ele, é imprescindível no contexto da atual situação internacional turbulenta e mostra a importância das relações China-Irã, incorpora apoio firme mútuo e progresso comum.

A cooperação militar entre a China e o Irã vem se expandindo cada vez mais nos últimos anos, e os militares chineses estão dispostos a cooperar com o lado iraniano elevando-a a um patamar mais alto, disse ele.

O chefe do Estado-Maior das Forças Armadas do Irã, Mohammad Bagheri, também se encontrou na quarta-feira com Wei, que também conversou com o ministro da Defesa iraniano, Gharaei Ashtiani.

Durante essas discussões, ambos os lados trocaram opiniões sobre a situação de segurança internacional e regional, a questão nuclear iraniana e a situação na Ucrânia.

Como resultado, chegou-se a um consenso sobre o fortalecimento da comunicação estratégica de nível superior no âmbito militar e o aprofundamento da cooperação prática em áreas como intercâmbio envolvendo serviços e armas, exercícios conjuntos e treinamento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui