Chanceler chinês elabora três objetivos de sua visita à África

O conselheiro de Estado e ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, clarificou na quinta-feira (6) três objetivos de sua visita à África, durante uma reunião com o secretário de gabinete de Relações Exteriores do Quênia, Raychelle Omamo, na cidade costeira de Mombasa.

Wang Yi disse que a diplomacia chinesa tem uma tradição de 32 anos, ou seja, sua primeira visita no início do ano deve ser aos países africanos. A tradição mostra com ações concretas que a China preza sua amizade tradicional com a África, dá prioridade à África na diplomacia chinesa e está disposta a ser um bom amigo e parceiro da África.

“Apesar dos desafios impostos pela pandemia, viemos aqui conforme programado, faça chuva ou faça sol, e permanecemos fiéis à nossa aspiração inicial. Este é o tom da amizade China-África”, disse Wang, acrescentando que sua “visita para a África tem três objetivos principais”.

O primeiro objetivo é trabalhar com a África para derrotar a epidemia. O mundo está enfrentando uma nova onda da cepa Omicron. Como amiga da África, a China nunca ficará de braços cruzados. O presidente chinês, Xi Jinping, anunciou que a China fornecerá mais 1 bilhão de doses de vacinas à África, que é o maior pacote de ajuda já lançado na África e está em andamento. As vacinas estão sendo enviadas através do mar para todas as partes da África que necessitam.

“Hoje, estamos anunciando mais 10 milhões de doses de vacina para o Quênia. Vamos apoiar nossos irmãos e irmãs africanos até que a vitória final seja conquistada”, disse Wang.

Em segundo lugar, a implementação dos resultados do Fórum de Cooperação China-África (FOCAC) deve ser acelerada. Há mais de um mês, foi realizada com sucesso a 8ª Conferência Ministerial do FOCAC. O presidente Xi anunciou “nove programas” para a cooperação prática China-África.

A série de documentos de cooperação bilateral assinados pela China e pelo Quênia hoje são a primeira colheita dos “nove programas” no Quênia.

“Estamos prontos para aumentar a sinergia com nossos parceiros africanos, arregaçar as mangas e trabalhar duro para entregar todos os resultados da conferência em benefício do povo africano, ajudar a África a acelerar a recuperação pós-epidemia e embarcar no caminho da independência e desenvolvimento sustentável em uma data inicial”, disse Wang.

A chamada “armadilha da dívida” na África não é um fato, mas um exagero com segundas intenções. É uma “armadilha do discurso” criada por forças externas que não querem ver a África acelerar o desenvolvimento. Se há alguma “armadilha” na África, é a “armadilha da pobreza” e a “armadilha do atraso”, de acordo com Wang.

A China está pronta para trabalhar com todos os países amigos para ajudar os países africanos a acelerar a recuperação pós-pandemia, eliminar a pobreza e o atraso, atualizar-se o mais rápido possível, alcançar um desenvolvimento comum e criar um futuro melhor.

Segundo, a China e a África devem defender firmemente os interesses comuns. Em face da hegemonia, agressores e atos unilaterais, a China e a África têm a responsabilidade de praticar conjuntamente o verdadeiro multilateralismo e salvaguardar a equidade e a justiça internacionais.

Por último, a China está pronta para fortalecer a coordenação e cooperação com a África em assuntos internacionais e regionais, salvaguardar o sistema internacional com as Nações Unidas em seu núcleo e as normas básicas que regem as relações internacionais, salvaguardam os interesses legítimos dos países em desenvolvimento e tornam a ordem internacional mais justa e equitativa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui